image

A polícia moçambicana anunciou hoje ter apreendido 76 quilos de cornos de rinoceronte no Aeroporto Internacional de Maputo, escondidos em duas malas que iam embarcar num voo para o Quénia, mas sem nenhuma detenção, informou hoje a corporação.

“A polícia moçambicana, em coordenação com as alfândegas, apreendeu duas malas contendo 76,6 quilos de cornos de rinoceronte e seis quilos de garras e dentes de leões”, disse hoje em conferência de imprensa o porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique em Maputo, Orlando Modumane.

Modumane adiantou que o destino das peças apreendidas era o Quénia, mas não descartou a possibilidade de este país ser apenas um ponto de trânsito para Ásia, onde os cornos de rinoceronte tem muita procura, devido à crença de que os mesmos têm poderes terapêuticos.

Moçambique é um importante ponto de passagem de cornos de rinoceronte e marfim extraídos de animais abatidos no parque sul-africano de Krueger.

A ação dos caçadores furtivos em Moçambique levou à quase extinção do rinoceronte, ameaçando também acabar com o elefante.

Dezenas de moçambicanos são mortos e outros tantos detidos na África do Sul devido à caça furtiva.

Fonte: Lusa